ENTRE PRÁTICAS E SABERES: INCORPORAÇÃO DE ENCANTADOS NA UMBANDA

Autores

  • Leonardo Lucas Britto
  • Sérgio Luiz de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.28.n.1.p.129-142

Palavras-chave:

Cultura. Religião. Umbanda. Afro-brasileira. Encantados.

Resumo

A umbanda é uma religião afro-brasileira na qual os religiosos entendem que a incorporação é uma forma para se viver em comunicação com os espíritos e com as pessoas. A partir dessa prática, cria-se uma forma diferenciada de experiência religiosa e de vida, que dialoga com contextos mais amplos da sociedade e também com as culturas dos religiosos. O pensamento religioso não se relaciona apenas com representações, mas também influencia nas práticas dos sujeitos. A partir disso, neste artigo, realizado por meio de pesquisas antropológicas, procura-se compreender como os umbandistas na cidade de Porto Velho (RO) representam os povos indígenas a partir da incorporação de espíritos de índios que, segundo as narrativas, um dia foram vivos na terra. Mediante experiências e saberes próprios do contexto umbandista, fortemente influenciados pelas culturas amazônicas e as encantarias/encantados da Amazônia, os religiosos criam representações diferentes das hegemônicas na sociedade brasileira acerca dos povos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lucas Britto

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR e mestrado em História e Estudos Culturais pela mesma instituição. E-mail: leonardo_britto7@hotmail.com.

Sérgio Luiz de Souza

Doutor pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP e professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. E-mail: sergiosouza@unir.br.

Downloads

Publicado

31/08/2018

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ