ELEMENTO COGNITIVO NA RELAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA FRANCO-BRASILEIRA: NARRATIVAS DA COLONIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.28.n.1.p.79-93Palavras-chave:
Narrativa, Cognição Social, Esquemas Cognitivos, Fronteira Brasil-França.Resumo
Sendo a cognição definida como o processo da aquisição do conhecimento através da percepção, a cognição social inclui a forma como um grupo social percebe e compreende a outras pessoas. A narrativa, como gênero literário, influi no desenvolvimento de esquemas cognitivos que se convertem em normas norteadoras que ajudam a interpretar a realidade. Nesse artigo objetiva-se analisar a influência da narrativa da colonização do Brasil na formação de esquemas cognitivos que influem nas relações fronteiriças franco-brasileiras. A metodologia proposta pela pesquisa é de tipo exploratório-descritivo apoiado numa pesquisa bibliográfica de livros e publicações periódicas que abordam os estudos atuais sobre a influência da narrativa e a história de Brasil, da Amazônia e do Estado de Amapá.
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