ELEMENTO COGNITIVO NA RELAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA FRANCO-BRASILEIRA: NARRATIVAS DA COLONIZAÇÃO

Autores

  • Alberto Abad UNIFAP
  • Thais Marluce Marques Abad UFPA

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.28.n.1.p.79-93

Palavras-chave:

Narrativa, Cognição Social, Esquemas Cognitivos, Fronteira Brasil-França.

Resumo

Sendo a cognição definida como o processo da aquisição do conhecimento através da percepção, a cognição social inclui a forma como um grupo social percebe e compreende a outras pessoas. A narrativa, como gênero literário, influi no desenvolvimento de esquemas cognitivos que se convertem em normas norteadoras que ajudam a interpretar a realidade. Nesse artigo objetiva-se analisar a influência da narrativa da colonização do Brasil na formação de esquemas cognitivos que influem nas relações fronteiriças franco-brasileiras. A metodologia proposta pela pesquisa é de tipo exploratório-descritivo apoiado numa pesquisa bibliográfica de livros e publicações periódicas que abordam os estudos atuais sobre a influência da narrativa e a história de Brasil, da Amazônia e do Estado de Amapá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Abad, UNIFAP

Mestrando em Estudos de Fronteira UNIFAP, formado em Psicologia e Administração, com pós-graduação em Hipnoterapia Ericksoniana e Programação Neolinguística. Atualmente fazendo graduação do curso de Letras na Universidade UNOPAR. Professor de Psicologia na Universidade CUT (México), e Universidad del Desarrollo Profesional (México).

Thais Marluce Marques Abad, UFPA

Especialista em Novas Linguagens e Novas Abordagens para o Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Atual (Macapá), graduada em Licenciatura Plena em Letras e Literaturas Vernáculas com Habilitação em Língua Portuguesa, Funcionária Pública da Secretaria de Educação do Estado do Amapá, professora orientadora e de atendimento a alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Centro de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades / Superdotação (CAAHS/AP).

Downloads

Publicado

31/08/2018

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ