O PASSADO NO PRESENTE: A PRODUÇÃO DE SABERES EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MATO GROSSO

Autores

  • Nilvaci Leite de Magalhães Moreira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Angela Maria dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.28.n.1.p.161-177

Palavras-chave:

Saberes, Cultura, Quilombos.

Resumo

Desde o período colonial, a formação de comunidades negras se constituiu como um espaço de luta, resistência e de arcabouço cultural. Assim, os conhecimentos culturais ancestrais continuam sendo dinamizados por meio da tradição oral nesses territórios. E, hoje, muitos desses saberes estão presentes no cotidiano das populações quilombolas, dentre eles: o cultivo de roças, o uso de plantas medicinais, as festas de santo, práticas de benzeção, artesanato e técnicas cientificas tradicionais. São essas as abordagens desse artigo, a partir de dados coletados em algumas comunidades quilombolas, situadas nas regiões tradicionais do Estado de Mato Grosso. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilvaci Leite de Magalhães Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Formada em Pedagoga e História. Mestre em Educação e Doutoranda  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação - NEPRE/UFMT. Professora da Educação Básica do município de Cuiabá-MT.

Angela Maria dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Formada em Pedagogia e granduanda em Sociologia. Mestre em Educação e Doutoranda em Educação, istituto de Educação (UFMT). É professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação - NEPRE/UFMT.

Downloads

Publicado

31/08/2018

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES