PORTO DE IMBITUBA: DE ARMAÇÃO BALEEIRA A PORTO DE COMPLEXO CARBONÍFERO

Autores

  • Maria da Conceição Moreira Barreto Raimundo UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.28.n.1.p.262-274

Palavras-chave:

Porto de Imbituba, pesca da baleia, carvão, estrada de ferro, Henrique Lage

Resumo

Desdobramento histórico do Porto de Imbituba, locaslizado no Sul de Santa Catarina, ainda de forma embrionária, era utilizado no auxílio da pesca predatória da baleia. Todavia, com a descoberta do carvão no Sul Catarinense, a construção de uma estrada de ferro, a atuação do empresário, Henrique Lage e por intermédio de subsídios do Governo Federal, o panorama de um porto nato passa a dar lugar à de um porto organizado.

 

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Moreira Barreto Raimundo, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação e Cultura

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Publicado

31/08/2018

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES