O CRIME DE BESTIALIDADE NA INQUISIÇÃO DE LISBOA: OS PROCESSOS DO MOURISCO BERNARDO FRANCISCO E DO CRISTÃO-VELHO GASPAR GONÇALVES (1560-1579)

Autores

  • Ronaldo Manoel Silva Mestrando em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linha de Pesquisa: Política, Instituições e Identidades.

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.28.n.1.p.290-304

Palavras-chave:

Tribunal da Inquisição, crimes de natureza sexual, bestialidade

Resumo

Muito já foi escrito na historiografia luso-brasileira acerca dos crimes de natureza sexual sob jurisdição do Tribunal do Santo Ofício (com ênfase para o crime de sodomia perfeita). No entanto, pouco se produziu sobre o crime de bestialidade; apenas breves relatos em trabalhos que abordam outras questões inquisitoriais. Certamente, essa lacuna se deve ao pequeno número de documentos sobre o assunto. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar os dois únicos processos de bestialidade instaurados pela Inquisição de Lisboa, na segunda metade do século XVI, na tentativa de contribuir para ampliar as discussões sobre a matéria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Manoel Silva, Mestrando em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linha de Pesquisa: Política, Instituições e Identidades.

Mestrando em História (Linha de Pesquisa: Política, Instituições e Identidades) na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialista em História do Brasil (2015) e graduado em Licenciatura em História (2009). Desenvolve pesquisa no campo da História Social, com concentração em Ordenamento Jurídico, Tribunal da Inquisição e minorias no Antigo Regime português.

Downloads

Publicado

31/08/2018

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES