LEITURA E CENSURA NA SERRA GAÚCHA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O JORNAL CORREIO RIOGRANDENSE (1940-1950)

Autores

  • João Claudio Arendt Universidade de Caxias do Sul
  • Leticia Lima Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Rossi Menegotto Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.27.n.1.p.193-209

Resumo

No presente artigo, aborda-se a censura praticada pelo jornal Correio Riograndense, de Caxias do Sul, RS, a autores, livros e outras publicações. Para tal, primeiro realiza-se uma breve explanação sobre as variadas formas de repressão à leitura perpetuadas ao longo da história ocidental. Em seguida, efetua-se um relato sobre a criação e a linha editorial do Correio Riograndense e sua vinculação à Ordem dos Capuchinhos. Após, examina-se a atuação desse jornal - nas décadas de 1940 e 1950 -  na coibição de leituras consideradas prejudiciais à manutenção dos valores da fé, da família e dos bons costumes. Por fim, a análise acerca-se do romance de Zulmiro Lino Lermen, A missa negra, que foi censurado e teve seus exemplares retirados das livrarias e queimados por ordem do Arcebispo de Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Claudio Arendt, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui Estágio Pós-doutoral no Instituto Latino-americano da Universidade Livre de Berlim, com supervisão de Ligia Chiappini. Docente no Programa de PósGraduação em Letras e Cultura da UCS e do Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/Uniritter. Editor-chefe da revista ANTARES: Letras e Humanidades

Leticia Lima, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do curso de graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul. Bolsista voluntária no projeto "Para uma história da leitura e da literatura em contextos regionais"

Roberto Rossi Menegotto, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista PROSUC/CAPES no Programa de Doutorado em Letras – Associação Ampla UCS/UniRitter. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

31/05/2018

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES