A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a tolerância religiosa: uma análise a partir da ação missionária Mórmon na cidade de Parintins (Amazonas)

Autores

  • Diego Omar Silveira Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.26.n.2.p.142-170

Palavras-chave:

Mórmons, tolerância religiosa, ação missionária, Parintins.

Resumo

O processo de diversificação religiosa do Amazonas comporta grupos alternativos àqueles geralmente observados nas pesquisas, a saber, católicos e evangélicos. Desde os anos 1960, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também se estabeleceu em Manaus, no contexto de ampliação do polo industrial e, dali, expandiu-se para os interiores do estado. O presente artigo busca apresentar a ação missionária mórmon na cidade de Parintins a partir de 1994, partindo dos registros oficiais da igreja, principalmente atas e fotografias, e da memória de missionários e presidentes da Igreja. Destacamos a atenção especial dedicada pelos Mórmons à liberdade de escolha e à tolerância religiosa, elementos presentes da doutrina da Igreja e que tem implicado em uma postura ativa das suas lideranças em defesa da paz e do diálogo entre as religiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Omar Silveira, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado e Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professor e coordenador do Curso de História da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenador Norte da Associação Brasileira de História das Religiões.

Downloads

Publicado

19/06/2021

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ