ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA: A CIRCULAÇÃO DE ROMANCES PORTUGUESES NO PERIÓDICO DIÁRIO DE BELÉM

Autores

  • Lueny Amanda Oliveira França Universidade Federal do Pará
  • Juliana Maia de Queiroz Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, História do livro e da leitura. Circulação de romances portugueses. Anúncios de romances.

Resumo

 

RESUMO

Os jornais que circulavam no território brasileiro no século XIX eram importantes veículos de divulgação literária. Segundo Zilberman (2007) os periódicos oitocentistas não só continham literatura, mas faziam parte da literatura, uma vez que neles circulavam diariamente publicações de diversos gêneros literários. Os periódicos oitocentistas são suportes importantíssimos para o historiador contemporâneo recuperar dados sobre a circulação de obras literárias. O estudo de periódicos, e particularmente de anúncios, evidencia uma intensa circulação de romances portugueses, principalmente na segunda metade do século XIX, momento em que o gênero romance estava consolidado na Europa. A intensa publicação de periódicos se expande em todo território nacional chegando ao norte do Brasil. Na província do Pará, um dos jornais de maior destaque era o Diário de Belém, disponível no site da hemeroteca digital brasileira, que circulou entre 1868 até aproximadamente 1892. A presente pesquisa se propõe a localizar e examinar anúncios de romances, particularmente os portugueses, presentes no periódico Diário de Belém com o objetivo de investigar a presença de romances dessa nacionalidade na Belém do século XIX, por meio da coleta e exame de reclames de romances publicados nesse jornal no final da década de sessenta e início dos anos setenta daquele século, momento em que o gênero romance encontra-se consolidado também no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lueny Amanda Oliveira França, Universidade Federal do Pará

É graduanda na Instituição UFPA -Universidade Federal do Pará, no curso de Letras com habilitação em língua portuguesa. É bolsista PIBIC- CNPQ pelo projeto: Romances portugueses em circulação no Rio de Janeiro e em Belém na segunda metade do século XIX. Sob a linha de pesquisa História do Livro e da Leitura. Coordenado pela Profª Drª Juliana Maia de Queiroz.

Juliana Maia de Queiroz, Universidade Federal do Pará

Possui bacharelado e licenciatura em Letras (1999), mestrado em Teoria e História Literária (2004) e doutorado em Teoria e História Literária (2011), todos desenvolvidos no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). De agosto de 2012 a agosto de 2014, realizou pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em São José do Rio Preto (IBILCE/UNESP) com o projeto de pesquisa "Brasileiros em Portugal e Portugueses no Brasil: romances que cruzaram o Atlântico na segunda metade do século XIX", financiado pela FAPESP, além de um estágio de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa com o mesmo projeto durante o primeiro semestre de 2013. Tem experiência como docente de literatura brasileira e portuguesa no ensino médio e superior e atualmente é Professora Adjunta de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Pará. 

Downloads

Publicado

29/03/2017

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ