AS METAMORFOSES DO TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA E O SEU ESPAÇO EM CONSTANTE DISPUTA: O CASO DO ASSENTAMENTO CANAÃ.

Autores

  • Valdir Aparecido de Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Cíntia Bárbara Paganotto Rodrigues Universidade Federal de Rondônia
  • Elis da Silva Oliveira Universidade Federal de Rondônia
  • Alyson Fernando Alves Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Amazônia. Território. Conflitos. Assentamento Canaã. Agronegócio

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como o planejamento governamental para a região amazônica está inserido na lógica do capital, correlacionando interesses num espaço em constante conflito, principalmente por sua história de migração recente promovida pelo Governo Militar, a qual inaugurou na região a questão da terra como mercadoria. Analisamos como o território foi (re)significado através de uma metamorfose que o transformou em mercadoria na época do militarismo, sob argumento de Octavio Ianni, associando à sua nova transformação com a necessidade de titulação e (des)ocupação mediante a  apropriação/dominação deste mesmo território a fim de garantir o desenvolvimento do agronegócio e expulsando novamente o posseiro, estimulando o conflito agrário, assim como ocorre no caso do assentamento popular denominado Canaã, no Município de Ariquemes, em Rondônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Aparecido de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em História Social/UNESP; Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e do Programa de Mestrado em História e Estudos Culturais da Universidade Federal de Rondônia.

Cíntia Bárbara Paganotto Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Licenciada em História pela Universidade Federal de Rondônia (2006)

Elis da Silva Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2016)

Alyson Fernando Alves Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando do Programa de Pós–Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (PPGG/UNIR).

Downloads

Publicado

29/03/2017

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES