O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)

Osvaldo Rodrigues Junior, Tânia Braga Garcia

Resumo


Apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a natureza dos manuais de Didática da História no Brasil e explicitar elementos por meio dos quais eles dialogam com professores que ensinam História. Entende que estes manuais compõem o código disciplinar da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História e, assim, como fontes que permitem entender os processos de ensinar a ensinar em diferentes contextos históricos. Neste artigo, destacam-se considerações sobre os/as autores/as desses manuais sustentadas na teoria dos campos e na ideia de “jogo de referências”, propostas por Bourdieu (1990; 2004; 2012). Evidenciam-se relações presentes no campo do ensino de História, expressas por meio de citações, e destacam-se concepções postas em circulação por meio das obras analisadas. 


Palavras-chave


Didática da História - Manuais de Didática da História – Formação de professores de História.

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