DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História

Autores

  • Adriana Aparecida Pinto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jackson James Debona Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS

Palavras-chave:

Imprensa periódica, livro didático de história, tradições educativas.

Resumo

Ao tomar para título deste artigo a expressão clássica de um, dentre os vários textos de Jacques Le Goff que balizam as pesquisas dos historiadores da educação, buscamos evidenciar as questões que nos preocupam sobremaneira para tratar do temário no qual esse artigo se inscreve: Ensino de História e reflexões sobre história regional. Desta feita, nossa proposta de contribuição para os diálogos refere-se aos usos e formas de abordagem para a escrita da história e da história da educação, mediada por seus lugares de produção, circulação e contribuição para a consolidação ou silenciamento de uma Memória acerca das tradições educacionais (POLLACK, 1989, 1992), que se inscreve em alguns momentos, como forma legitimada e legitimadora de poder, conforme sinalizam os estudos de Pierre Bourdieu acerca da publicização do conhecimento, como formas de burlar o silêncio, de colocar assuntos e interesses em evidência. (BOURDIEU, 2005). Resultaram da pesquisa nos acervos, elementos que sustentam a contestação de alguns aspectos postulados por estudos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como indicativos de que há ainda muito por se escrever, em se tratando da história da educação deste Estado.

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Publicado

19/06/2021

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ