AS NARRATIVAS HISTORICAS VISUAIS COMO POSSIBLIDEDES INVESTIGATIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Marcelo Fronza Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Narrativas históricas visuais, Educação Histórica, Aprendizagem histórica dos jovens.

Resumo

Neste artigo pretende-se investigar as ideias dos jovens estudantes da Educação Básica relativas ao conhecimento histórico com o objetivo de enfrentar a problemática que diz respeito à compreensão da complexidade das narrativas históricas audiovisuais, tais como as histórias em quadrinhos, os games, os filmes e sites da internet como, por exemplo, o YouTube, que abordam temas históricos, quando se pretende desenvolver a consciência histórica dos jovens do ensino fundamental e médio. Isso leva à pressuposição de que as fontes visuais, como o cinema, as histórias em quadrinhos, a internet e os games e jogos com temas históricos são formas de narrar que podem expressar e desenvolver a consciência histórica desses jovens alunos da Educação Básica brasileira (FRONZA, 2007, 2012; ARRUDA, 2009, 2011; ALFACE & MAGALHÃES, 2011; CARAMEZ, 2014; SCHMIDT, 2011; SOBANSKY et al, 2010). Essas narrativas históricas visuais permitem a investigação de como os jovens percebem, interpretam e se orientam no fluxo temporal entre o passado, o presente e as expectativas de futuro. Ao instigar a curiosidade dos estudantes, essas narrativas possibilitam que os jovens construam historicamente os seus posicionamentos políticos, estéticos, cognitivos e éticos perante os desafios que enfrentam em sua práxis vital (ABUD, 2003; BRANCO & PINHEIRO, 2006; LAGNY, 2012; MISKELL, 2011; NASCIMENTO, 2012).

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Biografia do Autor

Marcelo Fronza, Universidade Federal de Mato Grosso

É professor em Prática do Ensino de História do quadro permanente do Departamento de História da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Cuiabá. Atua nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino de História e Didática Para o Ensino de História. É professor permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História/PROFHISTÓRIA/UFMT e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição na Linha de Pesquisa Ensino de História, Memória e Patrimônio. Foi Professor de História da rede pública paranaense desde 1998. Foi técnico-pedagógico - Secretaria de Estado da Educação do Paraná até fevereiro de 2013. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná em 2000. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007). Desde fevereiro de 2012 tem Doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná. Tanto no mestrado como no doutorado foi orientado pela Prfª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Foi bolsista CAPES/PDEE, Proc. nº 0379/11-5 no Kulturwissenschaftliches Institut Essen (Institute for Advanced Study in Humanities) University Alliance Metropolis Ruhr de maio a agosto de 2011, sob a orientação do Prof. Dr. Jörn Rüsen. Possuiu uma bolsa REUNI para realizar o Doutorado em Educação na UFPR até fevereiro de 2012. Tem experiência na área de História, com ênfase em no campo de pesquisa Educação Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, teoria e filosofia da história, formação continuada de professores de História, conceitos historiográficos, histórias em quadrinhos, narrativas visuais, aprendizagem histórica e conceitos históricos dos alunos. É investigador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH-UFPR) ligado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná; o LAPEDUH pertence ao Grupo de pesquisa Cultura, Saberes e Práticas escolares e Educação Histórica; também, é pesquisador do Grupo de pesquisa ETRÚRIA: Laboratórios de estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História; é coordenador do Grupo Pesquisador Educação Histórica: Didática da História, consciência histórica e narrativas visuais (GPEDUH/UFMT). Estes três grupos estão vinculados ao CNPq. É coordenador do subprojeto História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da UFMT. Ele é consultor internacional da Revista Íber (Espanha), membro do Conselho Editorial da Revista de Educação Histórica (REDUH) e do Conselho Editorial da Revista Territórios & Fronteiras (T&F), e é membro pesquisador da Associação Ibero-americana de Pesquisadores em Educação Histórica (AIPEDH).

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Publicado

30/07/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ