APONTAMENTOS SOBRE HISTÓRIA DIGITAL: A INTERNET NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2015

Luyse Moraes Moura, Dilton Cândido Santos Maynard

Resumo


Este artigo refletirá sobre a incorporação de sítios eletrônicos em livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. Nas primeiras décadas do século XXI, a popularização da Internet praticamente obrigou as editoras e os autores de livros didáticos a incorporarem às suas obras os sítios eletrônicos. Nossa investigação observa alguns dos aspectos em torno do caso brasileiro, sobretudo das obras aprovadas pelo PNLD 2015. No texto, refletimos acerca das possibilidades e dos problemas específicos enfrentados pelos historiadores que desejam investigar as tecnologias digitais ou fazer uso delas em seus estudos e na sala de aula. Apontamos a presença massiva da internet no cotidiano dos jovens e das escolas brasileiras e abordamos alguns desdobramentos daí resultantes. 


Palavras-chave


História, Internet, Livro Didático, PNLD.

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