ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES

Fabiana Francisca Macena

Resumo


Neste artigo, procedemos à análise do protagonismo feminino e os modos de ler e dar a ler tais experiências em um livro didático do 2º ano do Ensino Médio, privilegiando a atuação de mulheres nas lutas políticas do século XIX brasileiro. Trata-se de análise pontual, que não pretende ser exaustiva e/ou esgotar o tema, mas que nos permite avaliar o livro didático para além da presença e/ou ausência de determinados temas. Cientes de que todo saber é lacunar, interessa-nos, sobretudo, os sentidos políticos, as relações de saber/poder que orientam as escolhas dos temas, assuntos e abordagens. Trata-se de destacar as potencialidades das reflexões produzidas no campo da História das Mulheres e/ou Estudos de Gênero, em seus diálogos com o aporte teórico das Epistemologias Feministas, no questionamento dos fundamentos da história ensinada, sinalizando para outras possibilidades de leitura do social. 

Palavras-chave


Ensino de história; gênero; protagonismo; cidadania.

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