POR QUE AS INÚMERAS IDEIAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO NÃO ENCONTRAM O SEU FIM PRÁTICO?

Autores

  • Geraldo Houly Lelis de Freitas Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este artigo discute as dificuldades e os entraves que as propostas inovadoras de educação enfrentam para se consolidar na prática pedagógica, a exemplo da doutrina construtivista. Priorizam-se as discussões acerca da política e da gestão da educação atual a partir de uma análise crítica de seu processo histórico e de sua dependência com relação às diretrizes da reprodução do sistema capitalista. O problema não está nas ideias e nem nos esforços para a constante e sempre inacabada tarefa de promover a melhoria da educação, mas nas condições objetivas desfavoráveis para a realização em curto prazo, restando para a maioria, à tentativa frustrada de reconciliação ou de reformas com o sistema de educação nacional.   

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Biografia do Autor

Geraldo Houly Lelis de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em História do Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco.Especialista em História do Nordeste do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco (2014). Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Boa Viagem (2007). Licenciando em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nos seguintes temas: movimentos operários, sindicalismo e relações de poder Estado e operariado no Brasil republicano.

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Publicado

30/07/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ