HISTÓRIA DAS LUTAS COM OS HOLANDEZES NO BRASIL: ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA
Palavras-chave:
Varnhagen, Ensino de História, Historiografia.Resumo
Neste trabalho apresentamos reflexões acerca das noções de história e ensino de história, narrativa, memória e lugares de memória, tendo em vista a escrita da história no século XIX brasileiro. Procuramos perceber o compromisso da escrita (narrativa) da história com o ideal da nação durante o Segundo Reinado – século XIX, levando em consideração os significados políticos e culturais dos usos do passado para a construção de uma memória (da nação), presente na historiografia, no ensino da História e que se perpetuaram nas políticas de preservação da memória nacional. Partiremos da análise da narrativa do episódio da invasão e expulsão dos holandeses no Brasil colonial (século XVII) elaboradas pelo historiador- diplomata paulista Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), na obra Historia das Lutas contra os Hollandezes no Brasil desde 1624 a 1654, publicada em 1871, e sua relação com os manuais didáticos produzidos posteriormente. Nos servirmos dos trabalhos de Arlette Gasparello e Thaís Nívia de Lima Fonseca, para pensar as ressonâncias da obra de Varnhagen, nos compêndios escolares de História do Brasil, tendo como fonte os manuais escolares escritos por Joaquim Manoel de Macedo, Lições de História do Brasil, e por João Ribeiro, História do Brasil (Cursos Superior), levando em consideração como a temática das invasões e expulsões dos holandeses estava disposta nestes manuais didáticos.
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