CAPISTRANO DE ABREU E A ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR: NOTAS SOBRE A TESE DEFENDIDA NO COLÉGIO PEDRO II EM 1883

Autores

  • Maria Aparecida Leopoldino Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

ensino de História, historiografia, Capistrano de Abreu

Resumo

Este trabalho trata desta relação. Preocupa-se em compreender os caminhos relacionais entre escrita da história e historiografia didática com uma abordagem que destaca os nexos entre os autores, suas obras e o contexto de produção dos conhecimentos históricos que circulam ainda hoje nos livros didáticos de História. Para tanto, apresenta o estudo da tese de Capistrano de Abreu defendida em 1883 para a cátedra de Corografia e História do Brasil do Colégio Pedro II com a intenção de reconhecer a circulação de suas idéias nos livros didáticos de fins do século XIX que imprimem sentido ao conteúdo escolar da disciplina de História.

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Publicado

30/07/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ