HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SISTEMA POSITIVO DE ENSINO: DAS LUTAS AO MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Ana Maria Maques Universidade Federal de Mato Grosso
  • Welington Ernane Porfírio SEDUC-MT

Palavras-chave:

Sistema Positivo de Ensino, ensino de História, negros.

Resumo

O presente trabalho questiona a aplicação da Lei nº 11.645/2008, que instituiu, junto com a obrigatoriedade do estudo da história e das culturas dos povos indígenas, também a obrigatoriedade do ensino da história da África e da cultura afro-brasileira, que já estava posto desde 2003. Abordamos as reivindicações e lutas a partir do Movimento Negro. Buscamos analisar livros do Sistema Positivo para o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), as mudanças e/ou permanências de conceitos e explanações acerca da cultura afro-brasileira para a disciplina de História.

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Publicado

30/07/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ