A COMUNIDADE EPISTÊMICA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE DISCURSOS E O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Roper Pires Carvalho Filho

Resumo


Esse trabalho objetiva refletir sobre o processo de circulação do livro didático de História, e neste, o papel desempenhado por um ator – a comunidade epistêmica, comunidade científica formada pelos historiadores – na avaliação e triagem dos livros didáticos, via participação no PNLD, o Plano Nacional do Livro Didático. Baseado nas pesquisas desenvolvidas por Stephen Ball e Alice Casimiro Lopes, busco levantar e analisar a articulação existente entre a produção acadêmica sobre o ensino de Historia e as intervenções dessa comunidade no sentido de estabelecer critérios referenciados nessa produção, para avaliar os livros didáticos que compõem o catálogo do referido PNLD.

 

Palavras-Chave: Comunidade Epistêmica. Livro Didático. PNLD. História escolar.

 

 

THE epistemic community as an instance for the production of discourses and the history textbook

 

ABSTRACT

 

The purpose of this paper is to think over the process of circulation of the History textbooks, and in it, the role played by an actor – the epistemic community, a scientific community consisting of historians – in the assessment and screening of textbooks, through their engagement in PNLD, the National Textbook Plan. Based on studies conducted by Stephen Ball and Alice Casimiro Lopes, my intent is to survey and analyze the articulation between the academic production about the teaching of History and the actions taken by this community in order to define criteria referred to that production, with the aim of assessing the textbooks included in the catalogue by the PNLD mentioned above.

 

Key-words: Epistemic Communities. Didactic Book. PNLD. School History.

 

 



Palavras-chave


Comunidade Epistêmica. Livro Didático. PNLD. História escolar.

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