FILMES NO ENSINO DE HISTÓRIA NA VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS: “USE COM MODERAÇÃO”

Autores

  • Vitória Azevedo da Fonseca Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Palavras-chave:

livro didático, filme, ensino de história

Resumo

Considerando a complexidade em torno da elaboração e consumo dos livros didáticos, a análise proposta neste artigo está circunscrita às orientações presentes nos manuais escolares voltados aos docentes, no que diz respeito ao uso de filmes em sala de aula. É perceptível, na análise, a crescente tentativa de estabelecer diálogos com as produções específicas sobre o tema, criando uma face mais especializada às orientações. Por outro lado, também podemos identificar o diálogo estabelecido com essa produção acadêmica e a reprodução de discursos acriticamente, através do tipo de orientações e abordagens propostas nos manuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Azevedo da Fonseca, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Graduação, mestrado e doutorado em História. Atua na Educação Básica.

Downloads

Publicado

19/06/2021

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ