LIVRO DIDÁTICO, PROFESSOR E ESTUDANTE: OS CADERNOS COMO ELEMENTO PARA UMA MICRO-ANÁLISE

Autores

  • Caroline Tecchio Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Eduardo Alves Gonçalves dos Santos Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Matheus Pacheco Perbiche Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Osvaldo Carneiro de Matos Neto Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO

Palavras-chave:

Livro Didático, Caderno, Ensino, História

Resumo

Neste artigo buscamos analisar a utilização do Livro Didático em sala de aula, numa turma de sexto ano, de um colégio da rede estadual de ensino, pertencente ao Núcleo Regional de Guarapuava, região centro-sul do Estado do Paraná. As fontes escolhidas para tal estudo são dois cadernos da disciplina de História, que são considerados em concomitância com a observação do Livro Didático utilizado pelo professor. Tomamos o método indiciário e a micro-análise propostos por Carlo Ginzburg como procedimento de análise, por meio da qual estudamos as fontes tentando perceber a articulação do docente com os conteúdos presentes no material didático e a realidade da sala de aula. Além disso, problematizamos o grau de apropriação que os estudantes alcançam em relação ao que foi ministrado durante as aulas. Isso tudo, portanto, nos permite refletir sobre a importância do Livro Didático enquanto um documento fundamental para estudantes que muitas vezes não possuem acesso a outros materiais no processo de ensino/aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Tecchio, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO

Mestrado em História pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil (2012). Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Brasil.

Eduardo Alves Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduado em História - Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO - 2016.

Matheus Pacheco Perbiche, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduando em História - Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.

Osvaldo Carneiro de Matos Neto, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduado em História - Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO - 2016.

Downloads

Publicado

30/07/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ