A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03

Autores

  • Sheila Alice Gomes da Silva Pontíficia Universidade Católica de São Paulo
  • Vanessa Machado Nunes Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Filosofia no ensino fundamental, Comunidades de investigação, Lei 10.639/03.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão, a partir de uma discussão introdutória, sobre a filosofia no ensino fundamental, destacando o papel das comunidades de investigação na implementação da Lei 10.639/03, auxiliando as crianças a adentrarem nas demais etapas da educação e na prática da cidadania. Entendendo que a filosofia pode contribuir e auxiliar no desenvolvimento das competências e habilidades específicas, que possibilitarão a real inserção das crianças no universo do conhecimento, como sujeitos do seu próprio saber. Ademais, objetivou-se contribuir com a comunidade educadora, especificamente, às suas produções e práticas para efetivar a inserção da disciplina de filosofia no ensino fundamental.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Alice Gomes da Silva, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em História Social (PUC-SP); Pesquisadora associada ao Centro de Estudos das culturas africanas e da diáspora – CECAFRO e do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade – NEHSC, ambos da PUC-SP; atua como Professora da Universidade Camilo Castelo Branco ministrando a disciplina História e Cultura afro-brasileira e Tutora da Universidade Federal de São Paulo no curso de pós-graduação em Promoção da Igualdade Racial. E-mail: sheilagomessilva1@gmail.com

Vanessa Machado Nunes, Universidade Federal de São Paulo

Pós-graduanda na Universidade Federal de São Paulo (2016) no Curso de Promoção da Igualdade Racial, Graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atua como professora das redes públicas de ensino do Estado e do Município de São Paulo. 

Downloads

Publicado

19/06/2021

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES