AS RELAÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COM HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA HISTÓRIA: ANALISANDO AS COLEÇÕES INTEGRALIS (IBEP) E HISTÓRIA - CULTURA E SOCIEDADE (FTD)

Autores

  • Esdras Carlos Oliveira Instituto Federal do Amazonas

Resumo

Resumo:

O livro didático de História é um objeto polissêmico que tem relacoes profundas com Academia, Mercado e Estado. A partir disso, teceremos nesse artigo algumas considerações sobre essas relações e uma análise de duas obras didáticas. O objetivo central desse texto é entender como há a relação entre a historiografia e teoria e seus usos no livro didático. A partir daí, entendemos a obra didática com um discurso que possui múltiplas possibilidades, fruto de dinâmicas que envolvem o conhecimento escolar, acadêmico, o mercado e o Estado.

Palavras-chave: Livro didático de História; polissemias; teoria e historiografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esdras Carlos Oliveira, Instituto Federal do Amazonas

Doutorando em História na Universidade Federal de Uberlândia, mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, especialista em História das Artes e das Religiões pela mesma instituição e licenciado em História pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - Universidade de Pernambuco. Membro do corpo editorial da revista Paralellus. Atualmente é professor do Instituto Federal do Amazonas - Campus Tefé. Possui interesse pelos seguintes temas: História e Cinema, História e Música, Ensino de História e Manguebeat.

Downloads

Publicado

30/07/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ