AS RELAÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COM HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA HISTÓRIA: ANALISANDO AS COLEÇÕES INTEGRALIS (IBEP) E HISTÓRIA - CULTURA E SOCIEDADE (FTD)
Resumo
Resumo:
O livro didático de História é um objeto polissêmico que tem relacoes profundas com Academia, Mercado e Estado. A partir disso, teceremos nesse artigo algumas considerações sobre essas relações e uma análise de duas obras didáticas. O objetivo central desse texto é entender como há a relação entre a historiografia e teoria e seus usos no livro didático. A partir daí, entendemos a obra didática com um discurso que possui múltiplas possibilidades, fruto de dinâmicas que envolvem o conhecimento escolar, acadêmico, o mercado e o Estado.
Palavras-chave: Livro didático de História; polissemias; teoria e historiografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).