HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA
Palavras-chave:
Ensino de História, Livro Didático, História da Paraíba.Resumo
Este texto trás a análise três livros didáticos de História, especificamente, livros que trazem uma discussão sobre a História da Paraíba. Optou-se por uma análise de livros escritos em temporalidades distintas e autores diferentes, busca-se nesses materiais a forma como a História do estado da Paraíba é escrita/narrada, que personagens compõem essa história? Que fontes são utilizadas? Quais os recursos que os autores utilizam para “cativar” alunos? Para tentar responder essas questões penso duas relações que o livro didático deve apresentar, sendo elas a relação entre passado e presente, e a relação memória e história. Essa discussão se dá a partir de autores como Maurice Halbwachs (2004) que nos proporciona pensar a relação da coletividade com a memória, e Michel de Certeau (2011) que nos mostra como a História é escrita, tornando-se uma sepultara da memória. Além destes utilizamos também, outros autores que nos ajudam a pensar a educação e o livro didático enquanto artefato do fazer pedagógico no ensino de História.
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