UMA “DEVASSA NO SERTÃO”: A INSTITUIÇÃO ESCRAVISTA NO OESTE DA AMÉRICA PORTUGUESA A PARTIR DOS CONTATOS INTERÉTNICOS ENTRE AFRICANOS E INDÍGENAS (1718-1795)

Autores

  • Bruno Pinheiro Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Quilombo do Piolho, Mato Grosso, Escravidão, Contatos interétnicos.

Resumo

O artigo que se segue tem como proposta analisar a instituição escravista no oeste da América portuguesa entre os anos de 1718-1795, a partir da reflexão sobre os contatos interétnicos tecidos no interior do Quilombo do Piolho entre negros fugidos e indígenas. Com este fim, investigamos as informações contidas no “Diário” escrito por Francisco Pedro de Mello, que detalha o perfil heterogêneo dos aquilombados e organização econômica, elaborado durante a bandeira organizada para o abatimento do Quilombo no ano de 1795. Tal perfil heterogêneo encontrado no Quilombo do Piolho revela características comuns das sociedades escravistas formadas em regiões de fronteira na América portuguesa, que são a constante presença indígena e os contatos interétnicos efetuados pela manutenção da liberdade e vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pinheiro Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Bruno Pinheiro Rodrigues é doutor em história social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com período de estágio doutoral em Lisboa, vinculado à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2014). Atualmente exerce o cargo Professor de Teoria Geral do Estado e Ciências Políticas na Faculdade de Direito do Centro Universitário de Várzea-Grande (UNIVAG). Possui experiência nas áreas de História da África, América e Teoria da História.

Downloads

Publicado

28/01/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ