MARCADOS PELA COR: AS FRUSTRADAS BUSCAS POR HÁBITOS DAS ORDENS MILITARES POR HOMENS NEGROS NA PRIMEIRA METADE DO SETECENTOS EM PERNAMBUCO

Autores

  • Estevam Henrique Machado UFPE

Palavras-chave:

Antigo Regime, Ordens Militares, Homens Negros, Pernambuco

Resumo

Este artigo trata de dois personagens que escapavam a regra geral dos requerentes que solicitavam hábitos das Ordens Militares em Pernambuco no início do século XVIII. Aborda as tentativas de homens negros, militares do terço dos henriques, de possuir um hábito de alguma Ordem Militar para demonstrar seu prestígio numa sociedade marcada pelo privilégio. A pesquisa se desenvolveu a partir dos Requerimentos que solicitavam Ordens Militares, presentes no Arquivo Histórico Ultramarino em Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevam Henrique Machado, UFPE

Licenciado em história pela UFPE (2013), Bacharel em história pela UFPE (2014) e atualmente é mestrando pela UFPE pela linha Norte Nordeste Mundo Atlântico, onde desenvolve o projeto de dissertação: Os requerimentos para a obtenção de hábitos das Ordens Militares, entre os anos de 1713 1759, como remuneração dos serviços prestados na Guerra dos Mascates (1710-1711). Tem interesse na área de História, com ênfase em História de Pernambuco no período colonial e as questões sociais deste período que envolviam, principalmente, estratégias de mobilidade e afirmação social.

Downloads

Publicado

28/01/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES