A REVOLUÇÃO CUBANA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Rafael Adão, Julio Cesar dos Santos

Resumo


Considerando que a prática do ensino de história constitui-se atualmente em um campo de debates bastante visitado pelos historiadores, oportunizando diversas reflexões relacionadas à questões, tais como: fontes, linguagem, práticas docentes, dentre outras. Encontramos momento oportuno para realizar uma reflexão acerca das abordagens apresentadas nos livros didáticos de história. O objetivo é realizar um breve diálogo acerca de como os livros didáticos de história abordam a Revolução Cubana, levando em consideração as novas e tradicionais correntes historiográficas que tratam deste tema. Buscamos ainda, pensar como este movimento histórico pode ser dialogado em sala de aula, a fim de construir um debate produtivo juntamente com as concepções sobre a Consciência Histórica. Para tanto, é preciso pensar a História como uma prática que é construída e se constituí em diversas  interpretações.


Palavras-chave


Revolução Cubana, Ensino de História e Consciência Histórica.

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