A REVOLUÇÃO CUBANA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rafael Adão Universidade Federal de Mato Grosso
  • Julio Cesar dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso/IFMT

Palavras-chave:

Revolução Cubana, Ensino de História e Consciência Histórica.

Resumo

Considerando que a prática do ensino de história constitui-se atualmente em um campo de debates bastante visitado pelos historiadores, oportunizando diversas reflexões relacionadas à questões, tais como: fontes, linguagem, práticas docentes, dentre outras. Encontramos momento oportuno para realizar uma reflexão acerca das abordagens apresentadas nos livros didáticos de história. O objetivo é realizar um breve diálogo acerca de como os livros didáticos de história abordam a Revolução Cubana, levando em consideração as novas e tradicionais correntes historiográficas que tratam deste tema. Buscamos ainda, pensar como este movimento histórico pode ser dialogado em sala de aula, a fim de construir um debate produtivo juntamente com as concepções sobre a Consciência Histórica. Para tanto, é preciso pensar a História como uma prática que é construída e se constituí em diversas  interpretações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Adão, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando do Programa de Pós Graduação Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, vinculado ao Grupo de Pesquisa "História, Religião e Política no Mundo Contemporâneo" (CNPQ), orientado pelo Prof. Dr. Cândido Moreira Rodrigues e Gerente de Documentação e Arquivo do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Julio Cesar dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso/IFMT

Doutorando do Programa de Pós Graduação Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, vinculado ao Grupo de Pesquisa "História Terra e Trabalho" e Docente do IFMT. 

Downloads

Publicado

01/09/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ