A REVOLUÇÃO CUBANA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Revolução Cubana, Ensino de História e Consciência Histórica.Resumo
Considerando que a prática do ensino de história constitui-se atualmente em um campo de debates bastante visitado pelos historiadores, oportunizando diversas reflexões relacionadas à questões, tais como: fontes, linguagem, práticas docentes, dentre outras. Encontramos momento oportuno para realizar uma reflexão acerca das abordagens apresentadas nos livros didáticos de história. O objetivo é realizar um breve diálogo acerca de como os livros didáticos de história abordam a Revolução Cubana, levando em consideração as novas e tradicionais correntes historiográficas que tratam deste tema. Buscamos ainda, pensar como este movimento histórico pode ser dialogado em sala de aula, a fim de construir um debate produtivo juntamente com as concepções sobre a Consciência Histórica. Para tanto, é preciso pensar a História como uma prática que é construída e se constituí em diversas interpretações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).