ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato

Resumo


Este artigo aborda as reflexões sobre a inserção das abordagens acerca do patrimônio cultural,( material e imaterial) no ensino de História. A partir da investigação de  como as concepções curriculares inserem os conceitos e concepções sobre o patrimônio cultural, visamos  perceber como se fundamentam epistemologicamente na prática de ensino de História. Uma vez que inserem-se  análises sobre a cultura local, ações dos grupos culturais, memória, a diversidade, alteridade, identidades, monumentos, museus, edificações, entre outros.  Utilizamos, nesta investigação as análises sobre patrimônio cultural;  diretrizes curriculares para a Educação Básica, metodologias diferenciadas no ensino de História.  Assim, utilizamos como o método de análise, a investigação  a partir das discussões didáticas que pontuamos sobre a prática de ensino de história, bem como a análise do que as diretrizes curriculares inserem sobre patrimônio cultural material e imaterial

Palavras-chave


ensino de história, patrimônio cultural, currículo

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