ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autores

  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato UFMS/CPTL

Palavras-chave:

ensino de história, patrimônio cultural, currículo

Resumo

Este artigo aborda as reflexões sobre a inserção das abordagens acerca do patrimônio cultural,( material e imaterial) no ensino de História. A partir da investigação de  como as concepções curriculares inserem os conceitos e concepções sobre o patrimônio cultural, visamos  perceber como se fundamentam epistemologicamente na prática de ensino de História. Uma vez que inserem-se  análises sobre a cultura local, ações dos grupos culturais, memória, a diversidade, alteridade, identidades, monumentos, museus, edificações, entre outros.  Utilizamos, nesta investigação as análises sobre patrimônio cultural;  diretrizes curriculares para a Educação Básica, metodologias diferenciadas no ensino de História.  Assim, utilizamos como o método de análise, a investigação  a partir das discussões didáticas que pontuamos sobre a prática de ensino de história, bem como a análise do que as diretrizes curriculares inserem sobre patrimônio cultural material e imaterial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, UFMS/CPTL

Doutora em História pela UFSC Professora no curso de História UFMS/CPTL coordenadora de estágio supervisionado em História e professora de prática de ensino.

Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa: ensino de história, memória e patrimônio/UFMS/CPTL. E pesquisadora do Grupo Itinera/UFSC.

Downloads

Publicado

01/09/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ