CADERNOS DE HISTÓRIA: A EXTENSÃO, A PESQUISA E O ENSINO EM REVISTA

Autores

  • Gilberto Cézar de Noronha Universidade Federal de Uberlândia
  • Jaqueline Peixoto Vieira da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Rosemary Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Pesquisa, ensino, periódicos

Resumo

Este texto analisa a trajetória da revista acadêmica Cadernos de História, vinculada ao Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia que circulou entre 1990 e 2007. A interrupção do periódico por falta de apoio financeiro e institucional sugere que a história da revista Cadernos de História seja representativa das dificuldades atuais dos cursos de formação de professores no Brasil. Sua história reúne indícios materiais dos distanciamentos entre os interesses da Universidade e as questões inerentes à escola básica. Sua extinção parece sintomática das prioridades atuais da universidade pública brasileira, voltada cada vez mais para a pesquisa acadêmica, através dos seus programas de pós-graduação, e distantes do escopo original da revista: o ensino, a pesquisa e a extensão dirigida à formação de professores para/na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Cézar de Noronha, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História Social. Professor no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis-UFU). 

Jaqueline Peixoto Vieira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em História, Mestranda em História Social e Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Federal de Uberlândia / UFU

Rosemary Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em História pela Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/UFU)

Downloads

Publicado

01/09/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ