CADERNOS DE HISTÓRIA: A EXTENSÃO, A PESQUISA E O ENSINO EM REVISTA
Palavras-chave:
Pesquisa, ensino, periódicosResumo
Este texto analisa a trajetória da revista acadêmica Cadernos de História, vinculada ao Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia que circulou entre 1990 e 2007. A interrupção do periódico por falta de apoio financeiro e institucional sugere que a história da revista Cadernos de História seja representativa das dificuldades atuais dos cursos de formação de professores no Brasil. Sua história reúne indícios materiais dos distanciamentos entre os interesses da Universidade e as questões inerentes à escola básica. Sua extinção parece sintomática das prioridades atuais da universidade pública brasileira, voltada cada vez mais para a pesquisa acadêmica, através dos seus programas de pós-graduação, e distantes do escopo original da revista: o ensino, a pesquisa e a extensão dirigida à formação de professores para/na educação básica.
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Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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