O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL A PARTIR DE FOTOGRAFIAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO DISTRITO DE MOSQUEIRO-PA
Palavras-chave:
Ensino de História, Fotografias, História Local, História Regional.Resumo
O presente artigo trata-se de um relato de experiência no ensino de História na 5ª série do ensino fundamental no distrito de Mosqueiro, Pará, utilizando as fotografias como recurso didático para o ensino da história local/regional. Compreendemos que é necessário que os alunos conheçam a história de sua localidade antes de adentrar em temas distantes temporalmente e espacialmente. Nesse sentido, as fotografias revelam-se uma fonte bastante interessante, pois permite que os alunos estabeleçam a comparação passado-presente, além de estimular a compreensão da noção de tempo histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).