O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL A PARTIR DE FOTOGRAFIAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO DISTRITO DE MOSQUEIRO-PA

Autores

  • Geraldo Magella de Menezes Neto FIBRA/SEMEC

Palavras-chave:

Ensino de História, Fotografias, História Local, História Regional.

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência no ensino de História na 5ª série do ensino fundamental no distrito de Mosqueiro, Pará, utilizando as fotografias como recurso didático para o ensino da história local/regional. Compreendemos que é necessário que os alunos conheçam a história de sua localidade antes de adentrar em temas distantes temporalmente e espacialmente. Nesse sentido, as fotografias revelam-se uma fonte bastante interessante, pois permite que os alunos estabeleçam a comparação passado-presente, além de estimular a compreensão da noção de tempo histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Magella de Menezes Neto, FIBRA/SEMEC

Possui Graduação em História (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2009) e Mestrado em História Social da Amazônia pela UFPA (2012). Professor do curso de Licenciatura em História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professor do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém-PA, distrito Mosqueiro. Professor colaborador da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, atuando principalmente com os seguintes temas: literatura de cordel, história do livro e da leitura, história ambiental, ensino de história.

Downloads

Publicado

01/09/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ