INTRODUÇÃO À "EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS" DA CONSTITUIÇÃO MEXICANA DE 1917 COMO FONTE HISTÓRICA: AS JUSTIFICAÇÕES POLÍTICAS E JURÍDICAS DE UM PERÍODO REVOLUCIONÁRIO

Autores

  • Márlio Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Exposição de Motivos, Constituição do México de 1917, Revolução Mexicana, Carranza.

Resumo

O artigo tem por objetivo introduzir a “exposição de motivos” da Constituição Mexicana de 1917 em seu contexto histórico, entendendo-a como fonte histórica de importância fundamental para a história política e jurídica da Revolução Mexicana. A exposição de motivos tem como potencial delinear a construção discursiva e as razões explicitadas para um novo arcabouço constitucional e legislativo, no caso, o da Revolução Mexicana. Analisa-se assim o discurso do revolucionário Venustiano Carranza e os elementos políticos e identitários do seu discurso pró-revolucionário.

Palavras-chave: Exposição de Motivos; Constituição do México de 1917; Revolução Mexicana; Carranza.

Abstract

The article aims to introduce the "Exposition of Motives" of the Mexico’s 1917 Constitution in its historical context, understanding that document as a historical source of fundamental importance for the political and legal history of the Mexican Revolution. An constitutional exposition of motives has the potential to delineate the discursive construction and the reasons explained for a new constitutional and legislative framework, in this case, the Mexican Revolution. The article analyses Venustiano Carranza’s speech and the political and national-identity elements of his pro-revolutionary discourse.

Keywords: Constitutional Exposition of Motives; Mexican 1917 Constitution; Mexican Revolution; Carranza.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márlio Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Teoria, Filosofia e História do Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. Bacharel em direito pela UFSC, período no qual foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq) no período 2010-2014 no projeto "Direito Romano: releitura de fontes". Graduando em História pela UDESC. Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Latim e Fontes de Direito Romano: Ius Dicere.

Contato: (48) 9136-5927, marlio.aguiar@gmail.com.

Downloads

Publicado

28/01/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ