A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA

Débora Araújo Fernandes, Eliane Leite Barbosa Bringel, Jorge Ferreira Lima

Resumo


Neste artigo apresentamos o perfil de uma turma do Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de analisar as concepções e perspectivas que os professores/mestrandos possuem a respeito do ensino dessa disciplina. Como metodologia optou-se por uma abordagem crítica e reflexiva, utilizando como fonte um questionário que foi aplicado por uma docente aos integrantes da turma. Desta forma, realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando nas reflexões teóricas de Jörn Rüsen ajuda para responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. No decorrer da análise, observou-se que as concepções e as perspectivas do grupo em estudo, acerca, do ensino de história, evidenciam que os mesmos são conscientes do papel dessa disciplina na atual conjuntura social. Assim, em suas práticas docentes, eles não apenas contribuem para a formação da consciência histórica dos seus alunos, mas também estão construindo e aprimorando a sua própria consciência histórica. Nesta perspectiva, este é um avanço significativo para o aperfeiçoamento do Ensino de História no Brasil.

Palavras-chave


Ensino de História; consciência histórica; ProfHistória

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