A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA

Autores

  • Débora Araújo Fernandes Universidade Federal do Tocantins
  • Eliane Leite Barbosa Bringel Universidade Federal do Tocantins
  • Jorge Ferreira Lima Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Ensino de História, consciência histórica, ProfHistória

Resumo

Neste artigo apresentamos o perfil de uma turma do Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de analisar as concepções e perspectivas que os professores/mestrandos possuem a respeito do ensino dessa disciplina. Como metodologia optou-se por uma abordagem crítica e reflexiva, utilizando como fonte um questionário que foi aplicado por uma docente aos integrantes da turma. Desta forma, realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando nas reflexões teóricas de Jörn Rüsen ajuda para responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. No decorrer da análise, observou-se que as concepções e as perspectivas do grupo em estudo, acerca, do ensino de história, evidenciam que os mesmos são conscientes do papel dessa disciplina na atual conjuntura social. Assim, em suas práticas docentes, eles não apenas contribuem para a formação da consciência histórica dos seus alunos, mas também estão construindo e aprimorando a sua própria consciência histórica. Nesta perspectiva, este é um avanço significativo para o aperfeiçoamento do Ensino de História no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Araújo Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Ensino de História pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Tocantins, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora da rede pública de ensino no Estado do Pará.

Eliane Leite Barbosa Bringel, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Ensino de História pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Tocantins, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora da rede pública de ensino em Araguaína, TO.

Jorge Ferreira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Ensino de História pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Tocantins, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professor da rede pública de ensino no Estado do Tocantins.

Downloads

Publicado

01/09/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ