NAVEGAÇÃO NO RIO MADEIRA COM AUXILIO DA FERROVIA TRANSCONTINENTAL NO TRECHO DE VILHENA X PORTO VELHO E BR – 364/RO

Autores

  • Clebson Carlos de Oliveira Faculdades Integradas de Ariquemes
  • Aparecido Silvério Labadessa Faculdades Integradas de Ariquemes

Palavras-chave:

Transporte. Hidrovia. Economia

Resumo

O Estado de Rondônia tem uma economia crescente e diversificada que na sua maioria é voltada para a exportação. Este trabalho tem o objetivo de mostrar a importância que a hidrovia do rio Madeira representa para a economia do Estado de Rondônia, este trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas onde se constatou que o Estado tem uma produção grande e diversificada e para que esses produtos sejam exportados é necessário uma via de escoamento boa e barata. O Estado de Rondônia é privilegiado, pois suas terras possuem muitas hidrovias, sendo sua principal a hidrovia do rio Madeira onde é escoada grande parte dos produtos produzidos em Rondônia e da Região Centro – Oeste, como também os produtos importados pelo Estado como Gás natural, combustível e muitos outros são transportados através da hidrovia do Madeira, embarcam e desembarcam no Porto Graneleiro na cidade de Porto Velho – RO. Reduzindo os custos com o transporte das mercadorias, gerando empregos diretos e indiretos e como os impostos gerados através da movimentação dessas mercadorias contribuindo para a formação do PIB e o desenvolvimento do Estado de Rondônia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clebson Carlos de Oliveira, Faculdades Integradas de Ariquemes

Possui graduação em História (Licenciatura), Faculdades Integradas de Ariquemes - FIAR, Já foi Educador da E.M.I.F Roberto Turbay e da E.E.E.F.M. Heitor Villa Lobos. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, Pós-graduado em Gestão Cultural e Políticas Publicas da Amazônia Faculdades Integradas de Ariquemes - FIAR, Técnico em Segurança do Trabalho, Instituto Federal de Rondônia - IFRO. Cursando Graduação em Serviço Social (bacharel), Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Cursando Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pós-graduando em sociologia e ensino da sociologia (Situação interrompida).

Aparecido Silvério Labadessa, Faculdades Integradas de Ariquemes

Docente das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR. Graduado e Mestre em geografia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Downloads

Publicado

22/06/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES