A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA A HISTÓRIA DA MAGIA NO PRINCIPADO ROMANO: UM ESTUDO A PARTIR DA DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Semíramis Corsi Silva UFSM/UNESP Franca

Palavras-chave:

História e Antropologia, História da Magia, Principado Romano, Magia e Poder.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas considerações sobre como a Antropologia Cultural clássica pode contribuir para a compreensão de aspectos centrais sobre a magia no Principado Romano (final do século I a.C. e séculos I, II e meados do século III d.C.). Centrar-nos-emos especialmente na análise de documentos textuais, portanto, em representações da magia. Buscaremos cruzar informações tiradas da análise de textos, como os poemas de Horácio (65 – 8 a.C.) e a acusação de praticante de magia contra Apuleio, apresentada no discurso de autodefesa Apologia de meados do século II d.C., com as percepções de antropólogos clássicos sobre o fenômeno da magia, tais como James Frazer, Marcel Mauss, Bronislaw Malinowski e Claude Lévi-Strauss.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Semíramis Corsi Silva, UFSM/UNESP Franca

Possui Doutorado (2014), Mestrado (2006) e Graduação (2003) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Franca. Foi bolsista CAPES durante o mestrado e o doutorado. Realizou estágio de doutorado na Universidad de Salamanca, Espanha, sob supervisão da Profa. Dra. María José Hidalgo de la Vega (com bolsa do Programa de doutorado sanduíche no exterior - PDSE, CAPES). Tem experiência como docente no Ensino Superior, na modalidade presencial e a distância. Pesquisadora do Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (GLEIR/UNESP), sob coordenação da Profa. Dra. Margarida Maria de Carvalho. É autora do livro "Magia e Poder no Império Romano. A Apologia de Apuleio" (Editora Annablume, 2012), publicado com auxílio publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coorganizadora da coletânea "Desafios e perspectivas das Ciências Humanas na Atuação e Formação Docente" (Paco Editorial, 2012). Possui experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, pesquisando principalmente os seguintes temas: Magia e Poder no Império Romano, Identidade grega no Império Romano, Dinastia dos Severos, Segunda Sofística.

Downloads

Publicado

14/03/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ