DA ORIGEM DA ESCRITA PARA AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS EM URUK ENTRE 3500 A 2900 A.C.: UM ESTUDO A PARTIR DA CULTURA MATERIAL E DA ARQUIVÍSTICA

Autores

  • Gabriel Lohner Gróf Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar uma proposta de estudo cujo foco é o relacionamento entre o incremento da complexidade social no sul da Mesopotâmia no momento de transição para um modelo político centrado na cidade e a gestão da informação administrativa produzida pelas instituições nascentes. Para tanto, optamos pela introdução de elementos conceituais da Arquivística e problemáticas recentes da Antropologia da Materialidade como forma de lançar uma nova luz sobre o problema da administração pública nos primórdios da civilização mesopotâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Lohner Gróf, Universidade de São Paulo

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP e membro do LAOP – Laboratório do Antigo Oriente Próximo. Atualmente leciona História, Filosofia e Sociologia no Colégio Objetivo SP e História Antiga e Medieval no curso de Licenciatura em História da Universidade Paulista – UNIP.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ