PYRAT DIK: A LUTA DO POVO WAPIXANA POR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR ESPECÍFICA E DIFERENCIADA

Autores

  • Laiana Pereira Santos Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Wapixana. Luta. Resistência.

Resumo

RESUMO

Este trabalho apresenta um breve estudo da trajetória de luta e resistência dos índios Wapixana da Comunidade Indígena Malacacheta, na perspectiva de busca e melhoria ao que diz respeito a Educação Escolar Indígena. Entende-se por educação escolar indígena os processos próprios de produção e transmissão dos conhecimentos dos povos nativos do território brasileiro. Historicamente, a educação escolar indígena da Comunidade Malacacheta foi marcada por uma série de fatores que contribuíram para a uma certa supressão da sua própria cultura. A luta do povo indígena se fez presente e as mudanças só foram obtidas quando, em meados da década de 70, o movimento indígena, começou a tomar forma, rompendo com um processo de dominação que lhe foi imposta por vários séculos. Atualmente nesta comunidade, já se constitui a educação escolar indígena, intercultural e bilíngue.

 

Palavras-chave: Educação. Luta. Wapixana.

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Biografia do Autor

Laiana Pereira Santos, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em História pela Universidade Estadual de Roraima. Especialista em Metodologias no Ensino de História e Geografia pela Faculdade Internacional de Curitiba. Aluna do Curso de  Licenciatura em Geografia pelo PARFOR na Universidade Estadual de Roraima e Mestranda em História pela Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

07/03/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES