O MANUAL DE CONDUTA DE AL-GHAZALI E A REAFIRMAÇÃO DO ISLÃ SUNITA NO SÉC. XI: UMA ANÁLISE DO LIVRO DE ETIQUETA DO CASAMENTO

Autores

  • Celia Daniele Moreira de Souza UFRJ

Palavras-chave:

Al-Ghazali, Islã, Sunismo

Resumo

O filósofo persa Al-Ghazali (1058-1111) foi um dos principais estudiosos da kalam, isto é, a ciência dedicada a compreender a “palavra de Deus”. Por meio de seu trabalho foi responsável por conciliar “ortodoxia” e “misticismo” de maneira inédita e única. Em sua obra mais importante, “O Renascimento das Ciências Religiosas”, o autor estabelece um guia de fé para os muçulmanos, o qual muitos pesquisadores apontam como uma explícita tentativa de reafirmação da ortodoxia sunita, a fé legitimadora do poder instituído do Califado Abássida e do sultanato turco-seljúcida, contra o avanço das heterodoxias xiitas e dos cristãos na primeira Cruzada.

Neste artigo, pretendo abordar como o contexto de Al-Ghazali moldou sua abordagem de sistematização da religião islâmica, análise que faz parte de minhas pesquisas de mestrado a respeito do “Livro de Etiqueta do Casamento”, segundo capítulo do segundo tomo integrante da obra supracitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Daniele Moreira de Souza, UFRJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Júnior e coorientação do Prof. Dr. Mamede Mustafa Jarouche (USP). Para o desenvolvimento de sua pesquisa conta com o financiamento da Coordenação e Apoio pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

06/11/2014

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ