PODER, PODER-SABER E VERDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS (LDIN): UMA REFLEXÃO

Autores

  • Carolina Andrade Ramalho Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

livro didático, poder- saber, verdade, discurso, gênero.

Resumo

 

O objetivo deste artigo é refletir sobre os conceitos de poder, poder-saber e verdade no livro didático britânico de inglês para negócios à luz do que postula Michel Foucault em sua fase genealógica. Consideramos que o gênero em que se insere este tipo de material (livro didático) neutraliza seus efeitos no contexto da aprendizagem e assim não abre espaço para que o tomemos como uma materialidade discursiva que produz efeitos ideológicos. Apaga, assim, qualquer possibilidade de questionamento acerca do conteúdo que é veiculado. Apoiando-nos também na Análise de Discurso de Linha Francesa, buscamos compreender como essa materialidade produz sentidos e analisaremos de que forma ela produz alguns desses sentidos.

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Biografia do Autor

Carolina Andrade Ramalho, Universidade de São Paulo

Bacharel, Licenciada e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo

Pesquisa sob orientação/supervisão de: Prof(ª) Dr(ª): Anna Maria Grammatico Carmagnani

Nome do Programa de Pós-Graduação: Estudos Linguísticos e Literários de Inglês

E-mail para divulgação de contato: carol_uspsp@hotmail.com

 

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Publicado

16/08/2014

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ