Educação em direitos humanos no ensino superior: uma abordagem

Autores

  • Marcia Maria Fernandes de Oliveira Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional Uninter. Curitiba/PR. http://orcid.org/0000-0001-9755-0612
  • Hecilda Aparecida Carneiro Santos Mestranda no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional Uninter. Curitiba/PR. http://orcid.org/0000-0001-8834-7073
  • Michelle Nalepa Mestranda no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional Uninter. Curitiba/PR. http://orcid.org/0000-0003-2661-0539

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4547

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos. Estado do Conhecimento. Ensino Superior.

Resumo

Este ensaio traz uma abordagem sobre Educação em Direitos Humanos com foco no ensino superior atual, para tanto, recorreu se ao levantamento de referências bibliográficas que discorrem sobre a temática aqui mencionada, a partir do propósito de conhecer o estado do conhecimento, com alicerce nos pressupostos teóricos de Romanowski e Ens (2006). Autores como Monteiro, Aída Maria; Candau, Vera Maria; Ferreira, Lucia de Fátima Guerra; Zenaide, Maria de Nazaré; Dias, Adelaide Alves; Tavares, Celma; Rodino, Ana Maria; Sacavino, Suzana; Santos, Boaventura de Souza; dentre outros, foram fundamentais para a compreensão dos achados das pesquisas desenvolvidas sobre Educação em Direitos Humanos no ensino Superior.

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Biografia do Autor

Marcia Maria Fernandes de Oliveira, Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional Uninter. Curitiba/PR.

Pós doutora em Educação Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2013). Doutora pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2010). Mestre pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2006). Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004). Professora do Departamento de Educação da UFPR - Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN (2006 e 2007). Professora da Universidade do Contestado - UNC (2010 a 2014). Editora da Revista de Meio Ambiente e Sustentabilidade (2015 a 2018). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitário Internacional Uninter. Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu: Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias – PPGENT, do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR. É membro do Grupo de Pesquisa “Ciência, Tecnologia e Interculturalidade na Educação” na linha de Pesquisa “Formação docente e Novas Tecnologias na Educação” do Centro Universitário Internacional UNINTER. É Pesquisadora da Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia – FAMPECT. Desenvolve pesquisas na área de Meio ambiente, Educação, Formação de Professores e Educação em Direitos Humanos.

Hecilda Aparecida Carneiro Santos, Mestranda no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional Uninter. Curitiba/PR.

Mestranda em Educaçao e Novas Tecnologias, possui graduação em Licenciatura plena em Geografia - Faculdades Integradas Espírita (2005). Atualmente é 99 - App Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, professora - Secretaria da Educação do Paraná e pertenço ao quadro próprio do magistério - Secretaria da Educação do Paraná. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, indústria automotiva, espaço e impacto.

Michelle Nalepa, Mestranda no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional Uninter. Curitiba/PR.

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA-2014). Especialização em Arte na Educação pela Faculdade de Pinhais (FAPI-2017). Cursando especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade São Braz (FSB). Atualmente é educadora da Prefeitura Municipal de Colombo, no cargo de coordenadora do Centro Municipal de Educação Arco-Íris. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa - Ciência, Tecnologia e Interculturalidade na Educação na Linha de Pesquisa Formação docente e Novas Tecnologias na Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER. Participa do Projeto de Pesquisa Educação em Direitos Humanos, Pesquisadora da Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia - FAMPECT. Desenvolve pesquisas na área de Educação em Direitos Humanos.

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Publicado

27/05/2020

Como Citar

OLIVEIRA, M. M. F. de; SANTOS, H. A. C.; NALEPA, M. Educação em direitos humanos no ensino superior: uma abordagem. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 384–394, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4547. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4547. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

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