Alfabetizadoras e leitura: reflexões sobre suas concepções e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4038

Palavras-chave:

Alfabetizadoras. Concepções e práticas. Leitura

Resumo

Este artigo apresenta uma breve reflexão qualitativa sobre a importância da leitura nos primeiros anos de alfabetização da criança de 6 a 8 anos de idade. Tomando como referência autores como Mortatti (2000); Freire (1994); Smith (2003); e dados do Ministério da Educação referentes a situação da alfabetização no Brasil, dialogamos com os estudiosos Gatti (2009); Giroux (1999); Libâneo (2012); dentre outros, com o objetivo principal de compreender as concepções das docentes sobre leitura, bem como sua prática em sala de aula, norteados pela hipótese: as alfabetizadoras têm praticado a leitura como simples ato de codificação e decodificação, limitando a significação textual. Partimos da compreensão de que a prática da leitura é imprescindível a qualquer cidadão por ampliar a visão de mundo ao inserir um leitor competente em nossa sociedade. Neste contexto, refletimos sobre as concepções e práticas de leitura de três alfabetizadoras, de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do interior do estado de São Paulo e concluímos que, infelizmente, encontramos práticas de leitura do século XIX presentes no contexto escolar, impedindo assim a formação de leitores com capacidade de análise e crítica.

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Biografia do Autor

Lais Fernanda Espósito Barbosa, Universidade Estadual Paulista- FCT, Presidente Prudente

Possui graduação em Pedagogia (2012) e especialização em Educação Infantil (2016), ambos pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. Experiência na área da educação com ênfase em alfabetização e Educação Infantil. Atualmente é mestranda em Educação da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

Elianeth Dias Kanthack Hernandes, Universidade Estadual Paulista -FFC, Marília

Professora Assistente de Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília - RDIDP- lotada no Departamento de Administração e Supervisão Escolar e Professora credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da FCT/Unesp/Presidente Prudente. Com Doutorado em Educação (2008) e Mestrado (2003), ambos realizados no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília e Pós Doutorado em Educação realizado junto ao PPGE/FCT/UNESP/Presidente Prudente. 

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Publicado

13/09/2019

Como Citar

BARBOSA, L. F. E.; HERNANDES, E. D. K. Alfabetizadoras e leitura: reflexões sobre suas concepções e práticas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 15, p. 114–133, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4038. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4038. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos