Educação de crianças com síndrome de down: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3895

Palavras-chave:

Desafios. Síndrome de Down. Inclusão.

Resumo

Este estudo objetivou discutir a luz de uma revisão da literatura em abordagem qualitativa em publicações formato de artigos científicos publicados entre 2010-2017, os principais desafios na educação de crianças com Síndrome de Down e como os atores da educação podem lidar com esses desafios. A coleta foi realizada na base Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por integrar diversos estudos e elaboramos um protocolo de revisão para a análise descritiva dos resultados. Os achados mostram que a escola não tem conseguido se configurar como espaço educativo para o significativo número de alunos e que a inclusão, muitas vezes significa apenas matricular o aluno. Embora a política educacional nacional fale em inclusão, os procedimentos e investimentos para que esta ocorra ainda estão distantes do necessário. Muitos professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiências, mas, mesmo sem orientações, recursos e estrutura física adequada, tentam promover educação a estas crianças. Conclui-se que o caminho a verdadeira inclusão requer o comprometimento de diversos atores sociais para que a escola possa ser um lugar verdadeiramente da diversidade.

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Biografia do Autor

Ingrid Mesquita Coelho, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do curso de Psicologia - UNINORTE

Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal do Amazonas

Rosemary Amanda Lima Alves, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do curso de Psicologia - UNINORTE

Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal do Amazonas

Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Psicólogo;

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental - UNIFIA

Mestre em Psicologia - UFAM

Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato

Psicólogo, Doutor em Saúde Pública - Saúde da Criança e da Mulher, com ênfase em Sexualidade, Reprodução, Gênero e Saúde, pela Fiocruz (IFF-RJ). Professor Adjunto na Escola Superior de Ciências da Saúde – (ESA/UEA). Professor no Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família (Abrasco-Fiocruz).

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

COELHO, I. M.; LIMA ALVES, R. A.; DE SOUZA, D. C.; HONORATO, E. J. S. Educação de crianças com síndrome de down: uma revisão da literatura. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 154–172, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3895. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3895. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos