Um olhar sobre o fazer artístico e os desafios do professor de arte nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3877Palavras-chave:
Atividade criadora. Fazer artístico. Abordagem triangular. Arte-educação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo abordar o conceito de “atividade criadora” de Lev Vygotsky, bem como o “fazer artístico” segundo Ana Mae Barbosa, respondendo a dois questionamentos: O professor deverá impor limites nas atividades criadoras de arte? Como devem ser as intervenções do professor de arte nos anos iniciais? Buscamos responder tais questionamentos a partir da reflexão sobre como se dá a práxis pedagógica desses conceitos, e como as intervenções de professores de arte nos anos iniciais do ensino fundamental acontecem. Como suporte para nosso estudo, buscamos fundamentos na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e nos pensamentos de Vygotsky e Arnheim sobre a imaginação e a atividade criadora dos estudantes. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam a relevância da relação entre a prática e teoria na ação docente, assim como a necessidade do conhecimento dos períodos do desenvolvimento da criança para evitar que esses sejam acelerados.
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