Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação

Autores

  • Eliane Guimarães de Oliveira
  • Vera Lúcia Fernandes de Brito
  • Daniela Oliveira Vidal da Silva
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3254

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente. Formação docente. Condições de trabalho.

Resumo

Este artigo se constitui em estudo sobre Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), retratando alguns conceitos, tendo em vista a amplitude e a diversidade do campo de conhecimento. A partir dos conceitos são apresentadas algumas características do DPD, buscando a convergência entre as ideias discutidas. O trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica em documentos e estudos sobre a temática, e que no decorrer do texto são feitos questionamentos sobre a importância de se lançar outros olhares sobre o DPD, que foquem para além da formação, a exemplo das condições de trabalho dos professores. Nesse sentido, são apresentados alguns dados para que se possa refletir sobre as reais possibilidades de efetivação do DPD nas escolas, as quais estão inseridas em um contexto neoliberal onde na maioria das vezes predomina a precarização do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Guimarães de Oliveira

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista Universitário da UNEB Campus XII. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Guanambi. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq),

Vera Lúcia Fernandes de Brito

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Itapetinga. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq)

Daniela Oliveira Vidal da Silva

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/UESB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Administração Política do Desenvolvimento (GPAP/UESB/CNPq)

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Vitória da Conquista-BA. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Downloads

Publicado

27/12/2018

Como Citar

OLIVEIRA, E. G. de; BRITO, V. L. F. de; SILVA, D. O. V. da; NUNES, C. P. Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 23–39, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3254. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos