Breve relato sobre o desenvolvimento político, a ideia desenvolvimentista e a educação na ditadura militar

Autores

  • Rodrigo Regert Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Joel Haroldo Baade UNIARP
  • Adelcio Machado dos Santos UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3159

Palavras-chave:

Desenvolvimento político. Ideia desenvolvimentista. Educação

Resumo

De modo geral, muitas vezes já foi discutido o desdobramento político da ditadura militar, a ideia desenvolvimentista e a educação nesse período. No entanto, a discussão sobre esses três pontos, que se relacionam mutuamente, merece uma atenção especial e não se encerra. Isso exatamente por essa relação nem sempre ser explícita e evidente e, justamente por isso, sempre precisar de revisão e reanálise. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo revisar a associação estabelecida no aspecto político, desenvolvimentista e educacional na Ditadura Militar. Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza básica; utilizou-se do método descritivo e da forma bibliográfica como procedimento técnico. Concluiu-se que a educação sempre esteve a serviço da política desenvolvimentista implantada pelos governos militares, sem preocupação alguma em atender aos anseios e necessidades da sociedade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Regert, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC, Máster en Ciencias de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunção - PA,  Especialização em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (FDBU) - PR, Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade de Santa Cecília (UNISANTA) - SP, Especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância pela UNISANTA -SP, Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UNISANTA - SP, Especialização em Supervisão Escolar pela  UNISANTA - SP, Especialização em Psicopedagogia pela UNISANTA - SP, Especialização em Administração de Empresas pela UNISANTA - SP, Especialização em Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, pela UNIARP, Caçador - SC (andamento). Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul - RS, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayreli (ISEED) - MG, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfa América (FAA) - SP, Tecnólogo em Processos Gerenciais pela FAA - SP (CRA/SC nº 6-01537), Licenciatura em Geografia pela Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) - Rondônia (andamento). Bacharel em Administração pelo Instituto Cotemar (andamento). Participa do Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação (PPFE) da UNIARP (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Ética Cidadania e Sustentabilidade (GPECS) da UNIARP (CNPq). É professor tutor e autor do material didático das disciplinas de Sociologia, Métricas em Recursos Humanos e Ética Cidadania e Sustentabilidade, ofertadas em cursos a distância na UNIARP. Atualmente é professor de Ensino Superior (diversos cursos) da UNIARP e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIARP Campus Fraiburgo. Professor de Sociologia efetivo no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina.  É avaliador da Revista Professare (ISSN: 2238-9172) da UNIARP e da Revista Visão: Gestão Organizacional (ISSN: 2238-9636) da UNIARP. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Educação, Psicologia e Administração.

Joel Haroldo Baade, UNIARP

Possui Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Tem especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). É graduado em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A sua formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Também tem formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, é professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. É líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). É editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. É coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Membro do Projeto Associado em Rede Interdisciplinar em Sistemas Produtivos - PPGISP (UNIPLAC/UNESC/UNIVILLE/UNIFEBE/UNIBAVE/UNIDAVE/UNIARP).

Adelcio Machado dos Santos, UNIARP

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento(UFSC).Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento(UFSC).Mestre em Relações Internacionais.Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho;Psicopedagogia Institucional;Gestão Educacional;Supervisão, Orientação e Administração Escolar;Direito Civil;Direito e Negócios Internacionais;e Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.Bacharel em Administração,Ciência Política,Direito,Geografia,Filosofia,Jornalismo,Sociologia e Turismo.Licenciado em História,Filosofia,Sociologia,Letras,Ciências da Religião e Pedagogia. Tecnólogo em Gestão Financeira,Produção Publicitária,Gestão da Saúde,Comunicação Institucional e Gestão Ambiental.Técnico em Transações Imobiliárias.Laborou nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e em Educação(Uniarp);Administração(Unoesc);e participa do projeto em avaliação Sistemas Produtivos(interinstitucional).Assessorou a Assembleia Estadual Constituinte(SC);Comissões Permanentes(ALESC);e Secretaria de Estado da Educação(SC).Comendador pelo Tribunal de Justiça(SC).Na esfera acadêmica,exerceu magistério,pesquisa,extensão e gestoria.Ex-membro dos Conselhos Estaduais de Educação,de Cultura,de Turismo e de Esporte (SC).Ativismo na Unisul,Univali,Uniarp,Unoesc,Unifeb,Unidavi,Unibave,Estácio de Sá,IES,Celer,Energia e Assesc.Ex-gestor de Universidades,associações de imprensa e científicos.Advogado(OAB/SC nº 4912),com militância em Constitucionalismo,Direito Eleitoral e Processo Legislativo.Administrador(CRA/SC nº 21651),devotado à Gestão de Pessoas,Controladoria e Administração Pública.Gestor Ambiental (ANPPAS nº 2017100-1-001), com "expertise" em Desenvolvimento Sustentável,Educação Ambiental e Defesa Civil.Jornalista (MT/SC nº 4155/JP),mobilizado em Teatro;Televisão;Cinema e Audiovisual.Turismólogo(ABBTUR/SC nº 15583),especializado em Lazer,Hotelaria e Logística.Corretor de Imóveis(CRECI/SC nº 15070),especializado em Planejamento Urbano e Regional.Comunicador Institucional(Abrapcorp nº 1807),militando em Eventos,Ouvidoria e Responsabilidade Social.Publicitário(MT/SC nº 380),dedicado à Cibercultura,Marketing e Produção Publicitária.Comunicólogo(Intercom nº 5681),perito em Editoração,Radialismo e Ciência da Informação.Internacionalista(ABRI nº 10000692),laborando em Estudos Estratégicos,Geopolítica e Relações Étnico-Raciais.Historiador(IHGSC nº 956),com ativismo em Antropologia,Arqueologia e Educação Patrimonial.Musicólogo(ANPPOM nº 16301724),voltado à Musicologia Histórica,Estudos Culturais e Educação Musical.Filósofo(ACF),versado em Ética,Estudos de Gênero e Psicanálise.Gestor Financeiro(CRA/SC nº 21.651),com"know how" em Governança Corporativa,Educação Financeira e Segurança Privada.Linguista(ALAB nº 4048),laborando em Semiótica,Oratória e Redação Oficial.Cientista Político (ABCP nº 1203),pesquisando Teoria Geral do Estado,Criminologia e Cidadania.Gestor de Saúde(ABRASCO nº 14583),engajado em Política,Planejamento e Gestão da Saúde,Vigilância Sanitária e Ergonomia.Pedagogo(ANPED nº 3003),especialista em Supervisão,Orientação e Gestão Educacional.Teólogo(SOTER),pesquisando Homilética,Hermenêutica e Bibliologia.Cientista da Religião(SOTER),dedicado ao Ensino Religioso,Direitos Humanos e Diálogo Inter-religioso.Gestor de Agronegócio(CRA/SC nº 21651),"expert" em Comércio Exterior,Cooperativismo e Especismo.Literato(ACLA nº 007),labutando em Crítica Literária,Arabismo e Gênero Fantástico.Designer(ABED),exercendo Design Instrutivo, Educomunicação e Educação Corporativa.Cientista Cognitivo(SBCC),perscrutando Interdisciplinaridade,Psicopedagogia e Inteligência Artificial.Em Sociologia,com "expertise" em Demografia,Emoções e Esporte.Em economia,Gestão da Inovação Tecnológica;Mediação e Arbitragem;e Economia Política.Em Serviço Social,Políticas Públicas,Saúde Coletiva e Educação Social.Em Artes Visuais,Pintura,Patrimônio Cultural e Folclore;e,em Geografia,Climatologia,Energia e Biogeografia.Deu a lume 30 livros.

Downloads

Publicado

30/03/2019

Como Citar

REGERT, R.; BAADE, J. H.; SANTOS, A. M. dos. Breve relato sobre o desenvolvimento político, a ideia desenvolvimentista e a educação na ditadura militar. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 82–98, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3159. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3159. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos