Relações étnico-raciais e crianças: uma análise da produção da ANPED

Autores

  • José Valdir Jesus de Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Suelma Souza Santos Soares

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3116

Palavras-chave:

ANPED. Crianças. Relações raciais. Sociologia da infância.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar a produção científica do Grupo de Trabalho sobre “Educação e Relações Étnico-raciais” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, entre os anos de 2003 a 2013, especialmente a produção voltada para educação das relações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Utilizamo-nos dos aportes teóricos de Abramowicz e Oliveira (2006, 2012), Fazzi (2006), Cavalleiro (2001, 2014), dentre outros. A pesquisa, do tipo estado da arte, é de caráter bibliográfico/documental. Nas pesquisas aqui analisadas, vimos que a produção acadêmica do GT 21 da ANPED ainda continua pouco expressiva no que diz respeito a pesquisa com crianças e relações étnico-raciais, diante do total de pesquisas que têm sido apresentadas e divulgadas no referido GT. Vimos que dos 161 trabalhos publicados no GT 21, entre 2003 e 2013, somente 14 trabalhos fazem referência às relações raciais entre crianças da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Todavia, esses trabalhos não privilegiam o ponto de vista das crianças em torno das relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia; doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos; professor Adjunto B da Universidade do  Estado da Bahia, nos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade; dedica-se a estudos e pesquisas em Educação e Relações Étnico-raciais; antropologia e educação; educação escolar indígena e educação, gênero e sociedade

Suelma Souza Santos Soares

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia; dedica-se a estudos e pesquisas sobre educação e relações étnico-raciais.

Downloads

Publicado

30/03/2019

Como Citar

JESUS DE SANTANA, J. V.; SOARES, S. S. S. Relações étnico-raciais e crianças: uma análise da produção da ANPED. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 168–188, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3116. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3116. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos