É possível implantar a classe hospitalar? O lugar do pedagogo no sistema de saúde
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2880Palavras-chave:
Pedagogia Hospitalar. Direito à Educação. Acessibilidade.Resumo
A Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 205, declara que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família. Diante disto, destaca-se a importância da classe hospitalar como forma de acesso a educação para aqueles que estão impossibilitados de frequentar a escolar no ensino regular. O objetivo geral deste artigo é apresentar e discutir as etapas para a implantação e para o funcionamento da classe hospitalar. Agrega-se a esse propósito, avaliar a relevância da atuação do pedagogo na classe hospitalar. Os resultados apontam que para implantar uma classe hospitalar é preciso executar os seguintes procedimentos: o estabelecimento de parcerias entre secretaria de saúde e educação; parceria entre as escolas e o hospital; adaptação do ambiente hospitalar; adaptação dos recursos didático-pedagógicos; coordenação da classe hospitalar, e por último os colaboradores que trabalharão na equipe de colaboradores que são o professor-coordenador ou o pedagogo hospitalar, o professor e os profissionais de apoio. Contudo, conhecer as condições para o desenvolvimento da educação, por meio da implantação da classe hospitalar, é proporcionar aprendizado à diversidade de alunos que estão em situações de vulnerabilidade na saúde.
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