Em construção de um processo que integra o Rádio e o Jornal como instrumento de comunicação e ideias de pensamento
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1782Palavras-chave:
Educomunicação. Comunicação. Educação.Resumo
Este artigo descreve o uso da linguagem midiática, que integra a exemplo, o Rádio e o Jornal, como instrumento de comunicação e ideias de pensamento na escola, demonstrando as reais possibilidades que as práticas educomunicativas proporcionam para a construção de ecossistemas comunicativos baseados no diálogo, no respeito às diferenças, na interação e colaboração de produções do conhecimento.Tendo por objetivo o incentivo à leitura, à pesquisa e à escrita, este projeto foi desenvolvido no contexto de uma escola pública do Estado de Rondônia durante o ano de 2012, envolvendo, aproximadamente, 94 estudantes de faixa etária entre 11 a 15 anos, matriculados nos 7ºs anos do Ensino Fundamental. Na escola, em específico, com a implantação de uma rádio escolar, as possibilidades de investimento na leitura, pesquisa e escrita redimensionaram e os estudantes passaram a ter uma rotina diferenciada com atividades inovadoras que priorizavam o trabalho colaborativo e o protagonismo infantojuvenil.
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