Em construção de um processo que integra o Rádio e o Jornal como instrumento de comunicação e ideias de pensamento

Autores

  • Juliana Seabra Laudares UNIR
  • Orestes Zivieri Neto UNIR

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1782

Palavras-chave:

Educomunicação. Comunicação. Educação.

Resumo

Este artigo descreve o uso da linguagem midiática, que integra a exemplo, o Rádio e o Jornal, como instrumento de comunicação e ideias de pensamento na escola, demonstrando as reais possibilidades que as práticas educomunicativas proporcionam para a construção de ecossistemas comunicativos baseados no diálogo, no respeito às diferenças, na interação e colaboração de produções do conhecimento.Tendo por objetivo o incentivo à leitura, à pesquisa e à escrita, este projeto foi desenvolvido no contexto de uma escola pública do Estado de Rondônia durante o ano de 2012, envolvendo, aproximadamente, 94 estudantes de faixa etária entre 11 a 15 anos, matriculados nos 7ºs anos do Ensino Fundamental. Na escola, em específico, com a implantação de uma rádio escolar, as possibilidades de investimento na leitura, pesquisa e escrita redimensionaram e os estudantes passaram a ter uma rotina diferenciada com atividades inovadoras que priorizavam o trabalho colaborativo e o protagonismo  infantojuvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Seabra Laudares, UNIR

Mestranda em Psicologia MAPSI/UNIR – Universidade Federal de Rondônia e-mail: julaudares@hotmail.com

Orestes Zivieri Neto, UNIR

Doutor em Educação. Docente da Fundação Universidade Federal de Rondônia e-mail: orestesz@hotmail.com

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

LAUDARES, J. S.; NETO, O. Z. Em construção de um processo que integra o Rádio e o Jornal como instrumento de comunicação e ideias de pensamento. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 129–142, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1782. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1782. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos