A perspectiva do letramento no processo de avaliação em larga escala

Autores

  • Ezequiel Ferreira Barbosa Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1204

Palavras-chave:

Letramento. Leitura. Escrita. Cidadania. Educação Básica. Saeb.

Resumo

Neste artigo abordam-se questões sobre o letramento, partindo do princípio de que o domínio da leitura e da escrita é condição básica para o exercício pleno da cidadania. Assim, faz-se uma breve revisão dos aspectos legais que tratam da leitura como objetivo da formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura. Abordam-se também as concepções de letramento de alguns estudiosos brasileiros e a perspectiva de letramento nas avaliações em larga escala. Apresentam-se ainda resultados do Sistema de Avalição da Educação Básica e Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia sobre os índices do nível de letramento no Brasil e no Estado de Rondônia a fim de justificar a discussão proposta para propor uma reflexão do papel dos professores como agentes de letramento.

 

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Como Citar

BARBOSA, E. F.; MASCARENHAS, S. A. do N. A perspectiva do letramento no processo de avaliação em larga escala. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 121–136, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1204. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1204. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos