Educação domiciliar (homeschooling): uma análise constitucional da matéria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4525

Palavras-chave:

Educação Domiciliar. Educação Escolar. Constitucionalidade.

Resumo

Este artigo propõe-se discutir e analisar as propostas de implantação da educação domiciliar no Brasil à luz do que preconiza a Constituição Federal brasileira acerca do direito à educação. A pesquisa se deu a partir dos projetos de lei que tramitam atualmente no país e suas relações com as propostas anteriores e com os dispositivos legais que preveem a educação escolar como meio de garantia do direito à educação. Também serviu de objeto de análise o negado provimento ao Recurso Extraordinário 888815, do Supremo Tribunal Federal, com efeito de repercussão geral reconhecida, que discutia a possibilidade de o ensino domiciliar ser considerado uma forma lícita de prover da educação aos filhos nas bases do ensino médio e fundamental pela família. A metodologia do estudo tem caráter qualitativo e centrou-se na pesquisa documental, com inspiração na análise do conteúdo para a categorização, descrição e interpretação dos dados obtidos. As atuais propostas de educação domiciliar, bem como as suas precursoras, divergem dos ditames constitucionais para a ministração do ensino no país, além de escamotear o dever do Estado de conceder às crianças e adolescentes o gozo da educação como serviço público.

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Biografia do Autor

Débora Mendes de Sousa Gemelli, Universidade Federal de Rondônia -UNIR, Porto Velho

Pedagoga, Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Graduanda do curso de Direito pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR, Porto Velho, Brasil.

Thais Bernardes Maganhini, Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Porto Velho

Doutora em Direito Difuso e Coletivo pela PUC-SP, Mestra em Direito Econômico pela Universidade de Marília-UNIMAR. Professora da Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Professora do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - Unir/Emeron (TJ-RO) Líder do Grupo de Pesquisa Direito Constitucional, Acesso à Justiça e Sustentabilidade. DCOAJUDS- UNIR, Porto Velho, Brasil. 

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

GEMELLI, D. M. de S.; MAGANHINI, T. B. Educação domiciliar (homeschooling): uma análise constitucional da matéria. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 283–298, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4525. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4525. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático