Educação não formal: potencialidades e limitações na formação do futuro professor de ciências e biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4292

Palavras-chave:

Educação não formal. Estágio supervisionado. Formação inicial de professores.

Resumo

Neste estudo se apresenta parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é analisar limites e potencialidades de atuação em espaços não formais de educação, durante a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Por meio de conversa em grupo focal e entrevista com licenciandos do curso de Ciências Biológicas, em fase de estágio supervisionado em ambientes não formais de educação, foi possível identificar limites dos espaços em suas formações, como a ausência de contato prévio e a preparação de aula que atenda as especificidades dos alunos que irão receber nesses espaços. Como potencialidades presentes nesses locais, citaram os diferentes públicos, faixas etárias e espaços onde ocorre a educação. Apesar das limitações, os espaços de educação não formal proporcionam o desenvolvimento de habilidades que contribuem para a formação do licenciando como futuro profissional. Isso permite deslocar suas concepções sobre educação para um conceito mais amplo que se dá pelo diálogo com diferentes saberes.

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Biografia do Autor

Raiane Agustinho Lopes Tinoco, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

- Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO);

- Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE);

- Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Patricia Montanari Giraldi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

-  Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS);

- Mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

- Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

LOPES TINOCO, R. A.; GIRALDI, P. M. Educação não formal: potencialidades e limitações na formação do futuro professor de ciências e biologia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 190–209, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4292. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4292. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos